Os adolescentes do Circe e Romeo e Julieta no Jd Maracanã
- Detalhes
- Criado: Terça, 23 Junho 2015 01:54
Ontem apresentamos um de nossos espetáculos na escola Circe do Bairro Jd Maracanã.
Depois do grande sucesso do nosso espectáculo de mamulengos "Tiringuito, Luisa e da Morte", apresentado para as classes do período da manhã, a coordenadora do período da tarde pediu-nos para apresentar uma das nossas peças para para as turmas da tarde.
E então com grande prazer ontem, às 15h30, apresentamos o nosso espetáculo "O Cordel clownesco do Romeo e da Julieta" para os 300 alunos da escola.
Foi uma grande emoção! O espetáculo conta a história de dois palhaços que tentam encenar a mais famosa tragédia de Shakespeare: Romeu e Julieta.
Mas se a maioria das apresentações dessa tragédia enfatiza o aspecto romântico do amor entre os dois protagonistas, a nossa encenação toma como pretexto a mais conhecida história de amor para falar do conflito geracional entra adolescentes e adultos.
Justamente por isso foi muito interessante apresentar o espetáculo para uma platéia de adolescentes.
Em uma atmosfera divertida, onde os dois palhaços convidam o público a participar ativamente da cena, se encenam os conflitos, as dúvidas e dificuldades de ser um adolescente. Falamos sobre essa idade que está em continua luta com tudo, que vive de muitos sonhos mas ainda confusos, uma idade em que você quer ser revolucionário, mas que muitas vezes ainda não esta ciente do que è o real objetivo da sua revolução. Fala-se do hino à vida próprio de cada adolescente, que ainda não percebe as nuances da vida e vê tudo só preto ou branco. E discutimos do medo e, ao mesmo tempo, da atração que o adolescente nutre para a morte, como uma solução para todos os seus conflitos internos e confusões.
Idade difícil a da adolescência, mas ao mesmo tempo muito fértil, cheia de perguntas que ainda não tem respostas.
Por outro lado, a idade adulta, a geração que pensa que sabe tudo, que se fecha em seus pontos de vista que jà não discute mais. Estas duas gerações precisam de se reflectir olhos nos olhos, para lembrar aos adultos que, uma vez eles também foram adolescentes e para mostrar aos adolescentes que a experiência dos adultos pode fornecer vários atalhos para encontrar respostas para suas perguntas intermináveis.
Durante a apresentação na escola Circe, terá havido com certeza alunos que pararam no primeiro nível do espectáculo, atraídos pela diversão e o jogo dos palhaços e que talvez escaparam as provocaçõesdesse espectáculo ... mas tenho certeza que entre os adolescentes do público havia alguém que, as vezes, se identificou na insatisfação de Julieta, ou na impulsividade do Romeo, e talvez nesta reflexão se contestou, encontrando novas perguntas em que mergulhar para encontrar outras respostas.
Bem como, talvez, um professor lembrou a sua própria adolescência, se percebendo agora como fazendo parte da outra geração, como alguém que esta jogando de repente no o outro tema ... somos adultos mas quanto realmente crescemos? O que esquecemos sobre ser adolescentes? o que perdemos eo que ganhamos sendo adultos agora e como estamos agora guiando os adolescentes de hoje em dia?
Bem ... Eu realmente acho algumas dessas perguntas chegaram ao publico...