Os mamulengos no bairro rural do Iara, Atibaia.
- Detalhes
- Criado: Domingo, 31 Maio 2015 21:44
Ontem fizemos uma apresentação e uma oficina de confecção de bonecos mamulengo, no bairro rural do Iara, em Atibaia, um bairro especial!
O Iara é um desses bairros através do qual uma vez passava a linha ferroviária Bragantina. Esta quase a uma hora do centro da cidade e é quase só estrada de terra. No Iara não chega o correio, não há nenhum sinal para o telefone, a coleta seletiva passa raramente, e internet .... nem pensar nisso! Enfim, é um pouco "fora do mundo".
Mesmo assim, parece que todos os caminhos levam lá. Três vezes eu me aventurei para as estradas que levam ao Iara e três vezes eu me perdi fazendo cada vez caminhos diferentes ... mas sempre cheguei ao Centro Comunitário!
O Centro Comunitário foi ampliado este ano: ao complexo existente foi anexada um galopam aberto e uma grande cozinha. Era uma antiga escola, agora todos os meninos vão à escola no Jd Maracanã, para ir lá e devem pegar o ônibus muito cedo de manhã (5 I 5.30h) para voltar à tarde. Alguns, que trabalham depois da escola, ficar fora de casa durante o dia inteiro…existem muito poucos ônibus que vão até o Iara e, se você não tiver o carro, se deslocar se torna realmente difícil.
Considerando que, com certeza, teríamos perdido a estrada certa sábado de manhã saímos de casa com bastante antecedência.
Para organizar o evento nos ajudou e aconselhou a Senhora Neusa, a operadora da comunidade. E' a Senhora Neusa que coordena as atividades do centro comunitário e conhece todas as dinâmicas do bairro. Nós nos encontramos com quase dois meses de antecedência para discutir os detalhes da iniciativa. Nós queríamos que o dia do espet¡aculo se tornasse como um evento para todo o bairro, como se fosse um dia de festa ... e foi assim que aconteceu!
O espectáculo foi um sucesso. De dentro da empanada dos mamulengo não ouvimos nada excepto tímidas risadas, mas na hora do final o aplauso foi longo e alto. As pessoas estavam rindo timidamente não porque não achavam engraçado o esptáculo, mas porque eles estavam muito tomados pela história .... "Você não vê frequentemente um teatro por aqui ...", disseram; "Você deveria ter visto os rostos deles: eles ficaram encantados e hipnotizados do espet¡aculo", explicou Neusa depois da apresentação! Que satisfação!
Após o espectáculo todas as pessoas que colaboram na gestão do centro comunitário do bairro comencaram a cozinhar deliciosos pasteis caseiros, sandwiches com mortadela, pipoca e algodão doce para todos!!!Uma verdadeira festa!
Após o delicioso banquete nos reunimos em torno da mesa para começar a oficina. Todos os participantes estavam muito animados para confeccionar o seu próprio mamulengo "para bricar, assim como no espet¡aculo!" disseram.
Poucas horas depois, nasceram pequenas obras de arte. Jovens e adultos (os participantestinham entre 6 e 40 anos!) estavam todos concentrados para criar seu próprio personagem, deixando espaço para a imaginação e fantasia. Depois de menos de uma hora de laboratório vem a mãe de um dos participantes, o mais novinho, para levá-lo embora com ela. A criança se rebelou "não, eu quero estar aqui! Eu quero fazer o meu boneco !!! por favor, deixe ficar um pouco mais '" …o menino conseguiu convencer sua mãe e logo ele também levou para casa o seu novo amigo-mamulengo. A senhora que o acompanhava disse-nos que durante o show tinha sido encantado e que, durante o almoço, ele tinha falado só sobre as aventuras de Luisa e Tiringuito. Que satisfação!!
No final da oficina de bonecos todos os personagens ganharam vida nas mãos de seus criadores e o Centro Comunitário estava cheio de monstros fantásticos, belas princesas, bruxas feias e muitos outros personagens divertidos, rindo e conversando uns com os outros !! No final da iniciativa Neusa nos disse que esta foi a iniciativa mais linda e divertida que o Centro já recebeu "quando vocês vão voltar ???" nos perguntou "voltem logo!!!". Para agradecer-nos nos deu uma enorme caixa de retalhos de tecido (para o nosso laboratório são fundamentais) com a esperança de fazer um monte de sucesso!
Entre o público e os participantes da oficina vale a pena mencionar uma pessoa especial. Seu nome é Livia e veio do Rio de Janeiro especificamente para conhecer o nosso trabalho. Ela è pesquisadora de máscaras e bonecos. Chegou em São Paulo no dia anterior, não tinha idéia de onde estava Atibaia e menos ainda sobre como chegar no Iara. Alguns amigos tinham indicado o nosso trabalho, dizendo que seria interessante conhecer-nos, e ela pegou o ônibus: Rio de Janeiro- São Paulo / São Paulo - Atibaia / Atibaia centro-bairro Iara em MOTOTAXI !!!!
Foi uma honra tê-la conosco !!!
Enfim, um grande evento e um grande sucesso! Graças ao entusiasmo, cooperação e interesse de todo o povo do centro comunitário e do bairro, esse sábado foi verdadeiramente memorável! Voltamos para casa satisfeitos e comovidos !!!
O Iara è um bairro realmente especial e acolhedor! Obrigada Iara pelo dia maravilhoso!!!
PS: MAIS UMA VEZ....DESCULPEM OS ERROS DE PORTOGUESE....com o passar dos anos vou melhorar!!!!