logotype

Teatro no Maracanã

PEçO DESCULPA PELOS ERROS EM PORTUGUESE....MAS SOU ITALIANA E AINDA Não APRENDI A ESCREVER MUITO BEM....LOGO VOU CORIGIR ESSE TEXTO!

O que significa um curso de teatro em um bairro afastado do centro da cidade, em uma area ainda muito rural, onde cavalos, carros, motos e capivaras vivem juntos em harmonia? Muito mais do que se poderia imaginar!

O Maracanã é o nosso bairro, faz três anos que moramos aqui e abrir um curso de teatro para as pessoas que compartilham a nossa comunidade é realmente algo muito gratificante, especialmente quando você leva em consideração a o dificuldade de eventos culturales se deslocarem até 16 km do centro de Atibaia....

Começamos a divulgar o curso com todos os meios: cartacez para padaria, no ponto de ônibus, apresentações e espetáculos nas escolas e um grande boca a boca ... Não temos certeza: serà que alguem vai aparecer no primeiro dia? Um curso de teatro aqui é algo totalmente novo, há poucas pessoas neste bairro que já assistiram à um espetáculo ... Serà que alguém estará interessado em fazer um curso de teatro?!

E o primeiro dia de aula vamos para o centro comunitário com ansiedade, quase sem respirar .... até que nós vemos que na porta da frente, há pelo menos 10 pessoas à espera apenas de nós! Que alívio e que grande satisfação! O primeiro passo é feito, agora vamos começar a trabalhar!

Comecou o curso de teatro, e casa vez os partecipantes aumentam ... 12, 15, 17 ...

Como havíamos anunciado desde o início, a intenção do curso de teatro é abordar várias maneiras de fazer esta arte, usando técnicas totalmente diferentes: jogo cênicos, improvisação, interpretação máscaras e formas animadas.

Os participantes são todos muito disponibili: aceitam todas as propostas com entusiasmo e fazer qualquer esercicio com o sorriso. Todos eles, tímidos o extrovertidos, impulsionados pelo entusiasmo e a curiosidade, estão mergulhando completamente neste mundo até agora quase desconhecido para eles: o universo do teatro.

O salão do centro comunitário torna-se um palco real, a imaginação e a criatividade de cada um se liberam e criam uma atmosfera mágica de escuta e colaboração.

Todos os partecipantes moram aqui no bairro, e por isso a maioria deles já se conhecem há alguns anos, mas durante o curso de teatro é como se cada um se livrasse de suas máscaras quatidianas para deixar se conhecer de um jeito diferente...mais autentico.

As idades dos participantes também são varias. Tiveram duas mães que acompanharam os filhos.

Eu as convidei: "Senhora, se você quiser, pode participar também!"

"Não, não, obrigado, eu só estou aqui para dar uma olhada"

Não insisti. A próxima aula a senhora voltou e partecipou do curso com uma vitalidade igual, se não maior do que a da sua filha! já aconteceu com duas mães ... eu acho que vão ter outras! É realmente ótimo ver um adulto que se permite de jogar com seu filho aprendendo junto algo de diferente, saindo de sua rotina de vida!

Depois de cada econtro nos colocamos em um círculo para discutir um pouco das coisas que experimentamos durante estas horas juntos .... este é o momento mais emocionante da quinta-feira!

"Vamos lá, o que você traz para casa hoje depois de nosso encontro?"

"O espírito de equipe!"

"A escuta do meu companheiro!"

"A superação das minhas dificuldades!"

"A aceitação de meus limites!"

"A não me envergonhar!"

"A capacidade de me jogar, sem muito pensar!"

"O desejo de brincar!"

"Muita diversão!"

Sempre que saio de um curso de teatro eu percebo quão importante è o teatro...não só para mim, que fiz dele a minha escolha de vida, mas para qualque pessoa quer se aproximar dele! É um catalisador extraordinário de idéias e emoções e um meio eficiente para se conhecer uns aos outros e se entender melhor, aceitando e aprendendo a lidar com as próprias contradições, limites e dificuldades ....

O teatro é um remedio bom para a saúde! ... Felizmente, existem cursos que não exigem receita médica!

2023  www.projetoorun-aiye.com