logotype

Teatro de Porta em Porta 2016

TEATRO DE PORTA EM PORTA - 2016

Caravan Maschera _ ANO V

"Quem foi que disse que a Fada é do bem?
Quem foi que disse que a Bruxa é má?
Quem foi que disse que a FOLHA não mente?
Quem foi que disse que basta Votar? "

Teve Fora Temer? Teve!
Teve som de Maracatú? Teve!
Teve Brecht? Teve!
Teve Mamulengo? Teve!
Tinha a Morte? Tinha!
Falou da FEBEM? Falou!
Falou de Amor? Falou!
Teve vaca voando? Teve!
Teve cocô na rua? Teve!
Teve teatro na casa dos moradores? Teve!
Teve Teatro na Rua? Teve!
Teve Bunraku? Teve!
Teve Mulher Rendeira? Até demais...
Teve choro? sempre tem!
Teve risada? não pode faltar!
Teve Tom zé? Teve!
Teve suicídio? Teve!
Tinha Bruxa? Três !
Teve diabo? Teve até Deus!
Teve Crente, teve católico, teve umbanda, teve Marx? Teve

Só não teve candidato bobão fazendo selfie com os artistas! Porque a gente gosta de gente!

Caravan Maschera agradece eternamente à Larissa, Filipe, Zé, Priscila, Thaís, Michele, Bárbara, Krys e Clarissa por acreditarem em um outro teatro...

Este projeto tem o apoio do ProAc, do Projeto Orun-Aiye e do Território das Artes Caravan Maschera

.....e não tem nenhum apoio da Secretaria de Cultura de Atibaia e de nenhum candidato ou pré-candidato de qualquer coisa...

www.caravanmaschera.org
www.projetoorun-aiye.com

fotos

Pintura ao ar livre!

No dia 6 de julho, os participantes do curso de artes plásticas e história da arte, sairam do centro comunitário para pintar a rica natureza do bairro Jd Maracanã ao ar livre !!!
Inspirados nos pintores impressionistas, cada participante escolheu uma paisagem especial para a pintura ao vivo, e com curtas e rápidas pinceladas, captaram-se as impressões que a luz criava na paisagem naquele exato momento.

E as nuvens que não param de se mover? Todas as pinturas começaram com um céu azul claro e, em seguida, foram preenchidas com manchas brancas, como as nuvens que, no decorrer do tempo, se acumularam no céu ...

Teve até quem pintou o vento, que de repente começou a soprar!

A vida do bairro continuava no seu ritmo normal, mas todos que passavam, ao redor dos “pintores do bairro” paravam para admirar a beleza destes jovens pintores e suas telas de tecido.

Realização: Caravan Maschera
Apoio: 
Governo Federal – Ministério da Cultura- Funarte
Governo do Estado de São Paulo- ProAc
Projeto Orun-aiye.
www.caravanmaschera.org - www.projetoorun-aiye.com
O TERRITÓRIO DAS ARTES CARAVAN MASCHERA-Jd. Maracanã é uma realização da Cia Caravan Maschera em parceria com a Associação Estação Maracanã e não tem nenhum subsídio da Sec. de Cultura de Atibaia

 

      

Circulação AnoV. Ocupação Funarte

Terminou a OCUPAÇÃO CARAVAN MASCHERA ANO V - FUNARTE SP no último dia 12 de junho. No ano de 2016, a Cia Caravan Maschera, cuja sede brasileira se encontra na no bairro rural do Jd. Maracanã (Atibaia-SP) completa 5 anos de existência. Para comemorar esses cinco anos de luta e resistência no fazer teatral, a Cia ítalo-brasilieira realiza o projeto Circulação CARAVAN MASCHERA- ANO V.

Em junho, a Cia Ganhou o Edital Funarte Cena Aberta (dentre outros 93 projetos) e ocupou a Sala Carlos Miranda da Funarte-SP com alguns dos seus espetáculos de repertório. Foram 10 apresentações de 3 espetáculos em 15 dias. O diferencial dessa ocupação pôde ser verificado na repercussão desta Cia de Atibaia (SP) na impressa escrita. Fomos destaque em UOL, UOL Entretenimento, Guia da Folha, IG, Dicas de Teatro, Miguel Arcanjo Prado (Presidente da Associação Paulista dos Críticos de Arte), Jornal Metro, Jornal Empresas e Negócios, Funarte, entre outros. Todos com destaque aos espetáculos e às ações da Cia Caravan Maschera em zonra rural de Atibaia.

Em Julho, a circulação continua em São Paulo. SESC-SP acaba de contratar uma mini-temporada de 3 apresentações no SESC Santo Amaro do espetáculo VIDAS SECAS e uma apresentação de O CORDEL CLOWNESCO DO ROMEO E DA JULIETA no mesmo Local.

Em Agosto a Cia parte para o Nordeste por 45 dias e se apresenta em 12 cidades dos Estados de MG, BA, SE e AL com o espetáculo VIDAS SECAS, graças ao Edital da Funarte para o Projeto Orun-aiye.

Em outubro, a Cia apresenta todo o seu repertório de 5 espetáculos no TERRIÓTIO DAS ARTES CARAVAN MASCHERA, no bairro rural do Jd. Maracanã.

Em novembro estréia “Vigiar e Punir: um soldado beijava a boca de Focault na escada da escola”, seu novo espetáculo em produção.

Não se pode esconder a alegria de ver o resultado destes 5 anos de pesquisa reconhecidos pelo Gov. do Estado de São Paulo, por meio do ProAc, do Governo Federal, por meio da Funarte, do Ministério da Cultura, e de instituições como o SESC que propiciou, por exemplo, nossa participação na FLIP de Paraty em 2015. A esfera municipal .... ... resistimos.

Giorgia Goldoni e Leonardo Garcia Gonçalves são os fundadores da Cia ítalo-brasileira Caravan Mashcera. Goldoni é originária de Modena-Itália e se formou na Academia de belas artes de Bologna e na Scuola Internazionale di teatro di Roma. Sua formação teatral foi dedicada ao estudo da máscara, das artes plásticas aplicadas ao teatro, do teatro de animação e da pedagogia das artes, sobretudo no “Atelier di Commedia dell’arte- ICRA PROJECT”. Trabalhou, entre outros com Michele Monetta, Carlo Boso e Enrico Bonavera. Gonçalves iniciou sua formação em artes cênicas na UNICAMP e finalizou seus estudos teatrais na Universidade de Paris- La Sorbonne. Teve sua pesquisa de mestrado realizado na Universidade de Paris publicada como livro na França “La Commedia dell’arte et les danses populaires brésiliennes”. É formador da SP Escola de Teatro, foi orientador do Projeto Ademar Guerra e atuou na Cia Mystère Bouffe e na Cia Epée de bois (Paris-França). Suas pesquisas buscam as convergências e divergências nas performances populares no que se refere ao uso da máscara, do teatro de bonecos e das danças e ritmos populares brasileiros.

Prêmios e incentivos culturais: Prêmio ProAc Primeiras Obras (2011), Prêmio Funarte de Artes na Rua (2012), Intercâmbio cultural para turnê na Europa –Ministério da Cultura (2013), Prêmio Youth in Action –Comunidade europeia (2013), Prêmio ProAc de proteção as artes populares (2013), Prêmio ProAc para cidades de até 500mil hab.(2014), Prêmio ProAc de Artes integradas (2015, 1016), Prêmio Funarte de Artistas e Produtores negros (2016).

Apoio: TERRITÓRIO DAS ARTES CARAVAN MASCHERA

O TERRITÓRIO DAS ARTES CARAVAN MASCHERA-Jd. Maracanã é uma realização da Cia Caravan Maschera em parceria com a Associação Estação Maracanã e NÃO tem nenhum subsídio da Sec. de Cultura de Atibaia, como erroneamente foi relatado em reunião do COMPOCAT.

Estudos sobre o Impressionismo


Oficinas de Artes Plásticas e História da Arte. Território das Artes CaravanMaschera -Jd Maracanã


O mês de Junho foi dedicado ao estudo do Impressionismo. O Impressionismo foi um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase à luz e ao movimento.

Nesse último encontro, os participantes do bairro rural do Maracanã (Atibaia-SP) tiveram o desafio de reproduzir algumas pinturas de Claude Monet (1840-1926), analisando a pincelada típica desse movimento. Próxima etapa: Sair da sala de aula !!!! Pintar o bairro ao ar livre, usando de telas de pintura em tecido, tinta e pincel!

Realização: Caravan Maschera
Apoio:
Governo Federal – Ministério da Cultura- Funarte
Governo do Estado de São Paulo- ProAc
Projeto Orun-aiye.
www.caravanmaschera.org - www.projetoorun-aiye.com

O TERRITÓRIO DAS ARTES CARAVAN MASCHERA-Jd. Maracanã é uma realização da Cia Caravan Maschera em parceria com a Associação Estação Maracanã e não tem nenhum subsídio da Sec. de Cultura de Atibaia, como erroneamente foi relatado em reunião do COMPOCAT

A máscara teatral em zona rural

 Nas duas últimas semanas das oficinas de Artes Integradas do TERRITÓRIO DA ARTES CARAVAN MASCHERA, os participantes tiveram a oportunidade de começar a olhar para o teatro de um outro modo. Seguindo a linha de pesquisa da Cia Caravan MAschera, os alunos do curso foram introduzidos à máscara neutra. Instrumento de pedagogia teatral fundamental para o teatro contemporâneo e essencial para abertura de uma sensibilização do teatro por meio da visualidade e da subjetividade dos corpos livres no espaço. Aos poucos os resultados da artes integradas começam a aparecer nos comentários, nas propostas de cenas e no vocabulário que utilizam. Mais que fazer teatro aquela moçada começa a pensar arte...

Oficinas de Artes integradas (teatro, fotografia, cinema,):

Onde: Centro comunitário Jd. Maracanã, Quando: Terças-feiras das 9 ás 11h. GRÁTIS!

O TERRITÓRIO DAS ARTES CARAVAN MASCHERA-Jd. Maracanã é uma realização da Cia Caravan Maschera em parceria com a Associação Estação Maracanã e NÃO tem nenhum subsídio da Sec. de Cultura de Atibaia, como erroneamente foi relatado em reunião do COMPOCAT.

Apoio: 
Governo Federal – Ministério da Cultura- Funarte
Governo do Estado de São Paulo- ProAc
Projeto Orun-aiye.

 

  

2019  www.projetoorun-aiye.com